O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade de (Hue),
saturação (Saturation) e valor (Value), onde este último representa a
luminosidade ou o brilho de uma cor (figura).
A tonalidade ou matiz (Hue) é a cor pura com saturação e
luminosidade máximas, por exemplo, amarelo, laranja, verde, azul, etc. A
tonalidade permite fazer a distinção das várias cores puras e exprime-se num
valor angular entre 0 e 360 graus . Por exemplo, o valor 0 ou 360
graus corresponde ao vermelho.
A saturação(saturation) indica a maior ou menor intensidade
da tonalidade, isto é, se a cor é pura ou esbatida (cinzenta). Uma cor saturada
ou pura não contém a cor preta nem a branca. A saturação é utilizada para
descrever quão viva ou pura é a cor e em termos técnicos descreve a quantidade
de cinzas numa cor. Exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 0%
indica a inexistência de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100%
indica uma cor saturada ou pura.
O valor (value) traduz a luminosidade ou o brilho de uma
cor, isto é, se uma cor é mais clara ou mais escura, indicando a quantidade de
luz que a mesma contém. O termo luminosidade está relacionado com a luz
reflectida, enquanto que o termo brilho está relacionado com a luz emitida. Em
termos técnicos, esta grandeza indica a quantidade de preto associado à cor e
exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%. O valor 0% indica que a cor é
muito escura ou preta e o valor 100% indica que é saturada ou pura.
Por último, pode-se concluir que a tonalidade e a saturação
são elementos de crominância, pois fornecem informação relativa à cor. Por
outro lado, a percepção da luminosidade (luz reflectida) e do brilho (luz
emitida) são elementos de luminância.
Aplicações:
O modelo HSV baseia-se na percepção humana da cor do ponto
de vista dos artistas plásticos. Isto é, os artistas plásticos para obterem as
várias cores das suas pinturas combinam a tonalidade com elementos de brilho e
saturação. Desta forma, o modelo HSV é mais intuitivo de utilizar do que o
modelo RGB. Do ponto de vista de um artista plástico, é mais fácil manusear as
cores em função de tons e sombras do que apenas como combinações de vermelho,
verde e azul.
´
Sem comentários:
Enviar um comentário