sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Imagem Digital


Conceito

Imagem é um termo que provem do latim imāgo e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Por exemplo: “Esta imagem representa a queda do muro de Berlin”, “És a imagem chapada do teu pai”, “Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia”.
Uma imagem também é a representação visual de um objecto através de técnicas da fotografia, da pintura, do desenho, do vídeo ou de outras disciplinas: “Aqui, podemos ver a imagem do momento em que o suicida decide atirar-se da varanda abaixo”, “A lente da minha máquina fotográfica captou uma imagem surpreendente sobre a vida dos leões selvagens”.
Noutra acepção, este conceito está relacionado com as imagens religiosas ou sagradas, isto é, estátuas, telas ou efígies de divindades ou santos: “Milhares de pessoas reúnem-se para rezar ao pé da imagem de Nossa Senhora de Fátima”, “A imagem de Santo António de Sant’Ana Galvão, que iluminava a paróquia do bairro foi alvo de vandalismo, na madrugada de Sábado para Domingo”.
Uma imagem óptica é uma figura formada pelo conjunto dos pontos onde convergem os raios que provêm de determinadas fontes graças à sua interacção com o sistema óptico. Pode-se falar de imagem real (formada no caso de os raios de luz serem convergentes) ou de imagem virtual (que se forma no caso de os raios divergirem depois de passar pelo sistema óptico).
Por fim, conhece-se por imagem corporativa o conjunto de qualidades que os consumidores atribuem a uma empresa. Por outras palavras, é aquilo que a empresa significa/representa para a sociedade.

Utilização

Uma imagem digital é a representação de uma imagem bidimensional usando números binários codificados de modo a permitir seu armazenamento, transferência, impressão ou reprodução, e seu processamento por meios eletrônicos. Há dois tipos fundamentais de imagem digital. Uma é do tipo rastreio (raster) e outra do tipo vetorial. Uma imagem digital do tipo raster, ou bitmap, ou ainda matricial, é aquela que em algum momento apresenta uma correspondência bit-a-bit entre os pontos da imagem raster e os pontos da imagem reproduzida na tela de um monitor. A imagem vetorial não é reproduzida necessariamente por aproximação de pontos, antes era destinada a ser reproduzida por plotters de traçagem que reproduziam a imagem por deslocamento de canetas-tinteiro.
Tipicamente, as imagens raster são imagens fotográficas, e as imagens vetoriais são desenhos técnicos de engenharia. Os quadrinhos ilustrados se assemelham em qualidade a imagens raster, mas são impressos em plotters que passaram a imprimir à maneira das impressoras comuns por jato de tinta.




Sem comentários:

Enviar um comentário